domingo, 21 de novembro de 2010

Termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial



        
Artigo publicado na Dental Press Journal of Orthodontics, em 2010, por Simone Vieira Carrara, Paulo César Rodrigues Conti, Juliana Stuginski Barbosa.

O Termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial foi criado com o propósito de substituir divergências por evidência científica dentro dessa especialidade da Odontologia. O documento oferece informações claras e fundamentadas para orientar o cirurgião-dentista e demais profissionais de saúde sobre os cuidados demandados pelo paciente, tanto no processo de diagnóstico diferencial quanto na fase de aplicação das terapias de controle da dor e disfunção. O Termo foi aprovado no mês de janeiro de 2010 em reunião realizada durante o Congresso Internacional de Odontologia do Estado de São Paulo e converge o pensamento dos profissionais mais conceituados do Brasil na especialidade Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

Fotografia Digital em Odontologia - O que há de novo?

 

Artigo de 2010, publicado na revista Dental Press Journal of Orthodontics por  Andre Wilson Machado Mestre em Ortodontia pela PUC Minas. Doutorando em Ortodontia pela Unesp/Araraquara.

     A fotografia digital tornou-se onipresente na sociedade moderna e a sua importância na Odontologia é inquestionável. A possibilidade da visualização imediata do resultado das fotografias, a eliminação do custo com filmes e revelação, e a sistematização do gerenciamento das imagens na clínica são as principais vantagens do sistema digital, as quais acabam por tornar tentador esse método de obtenção de imagens.  Outra vantagem é a possibilidade da manipulação e edição de imagens, facilitando sobremaneira, a comunicação interpessoal e, conseqüentemente, a obtenção de bons resultados.

Mortalidade da apnéia obstrutiva do sono



Nesse artigo publicado pela revista da Associação Médica Brasileira, por R. Reimão, S.H. Joo; da clínica neurológica e otorrinolaringológica do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo; Discute-se a taxa de mortalidade em pesquisas populacionais relacionadas a Síndrome de Apnéia do Sono do tipo Obstrutivo.
  

sábado, 20 de novembro de 2010

Ronco e Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono



Esse é um artigo publicado no ano de 1999, na Revista da Associação Médica Brasileira, pelos autores A. P. S. BALBANI, G. G. S. FORMIGONI, Trabalho realizado na Divisão de Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas e Curso de Pós-Graduação da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

 Desde a década de 50, o sono vem sendo reconhecido como um processo neural ativo, absolutamente necessário à homeostase, assim sendo insere-se a importância do estudo sobre a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS). Esta é definida como episódios repetidos de apnéia e hipopnéia que ocorrem durante o sono, levando a hipersonolência diurna e alterações cardio-respiratórias. A apnéia obstrutiva do sono conduz, a longo prazo, à alterações cardiovasculares e neuropsicológicas. A obesidade é o principal fator de risco para a síndrome; cerca de 2/3 dos pacientes com SAOS são obesos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estudo cefalométrico nasofaríngeo em oclusões ideais




Artigo de 2006, publicado pela American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics, pelos autores Oscar Martin, Leonor Muelas, and M. José Viñasa, do Department of Orthodontics, Complutense University, Madrid, Spain. Artigo onde se avalia os padrões cefalométricos de tecido mole no espaço nasofaríngeo em pacientes com oclusão ideal.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Avaliação cefalométrica da orofaringe

Artigo da Revista Odonto Ciência, autores Nuernberg, Cecília Helena Garcial - Especialista em ortodontia pela FO-UFF -  e Vilella, Oswaldo de Vasconcellos - Professor Adjunto Doutor da FO-UFF. 

Pesquisa para obter índices cefalométricos de normalidade referentes ao espaço orofaríngeo.






Estudos Odontológicos!


Com a criação desse Blog desejo que haja um compartilhamento de conhecimentos, artigos, casos clínicos, novidades e tudo que acrescente para a Odontologia. Espero que vocês façam parte e compartilhem para o nosso engrandecimento.