quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Bruxismo do sono




Artigo publicado na Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, no ano de 2008 (Maringá, v. 13, n. 2, p. 18-22, mar./abr.), pela autora Cristiane Rufino de Macedo, mestre e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e clínica geral particular.

O bruxismo do sono é uma atividade oral caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono e que, geralmente, está associada com despertares curtos com duração de 3 a 15 segundos, conhecidos como microdespertares. Embora o termo bruxismo origine-se do grego brychein, que significa ranger de dentes, outros nomes têm sido usados para descrever este quadro: neurose do hábito oclusal, neuralgia traumática, bruxomania, friccionar-ranger de dentes, briquismo, apertamento e parafunção oral. 

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Avaliação da radiografia cefalométrica lateral como meio de diagnóstico da hipertrofia de adenoide

  
Artigo publicado na revista Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, no ano de 2009 (Maringá, v. 14, n. 4, p. 83-91, jul./ago.), pelos autores Marcelo de Castellucci e Barbosa; Luégya Amorim Henriques Knop; Marcus Miranda Lessa; Telma Martins de Araujo.

A hipertrofia de adenoide é uma das principais causas da respiração bucal. Entre os métodos utilizados para o diagnóstico dessa condição, os mais precisos são a endoscopia nasal e a ressonância magnética. No entanto, o método mais utilizado, em Odontologia, é a radiografia cefalométrica lateral.  Este artigo objetiva determinar a eficácia dessa radiografia no diagnóstico da hipertrofia de adenoide, pela sua comparação com a endoscopia nasal, avaliando 30 indivíduos (7 a 12 anos). 

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Estudo comparativo das análises cefalométricas manual e computadorizada



Artigo publicado pela revista Dental Press Journal of Orthodontics, no ano de 2010 (v. 15, no. 2, p. 44-51, Mar./Apr.), pelos autores Priscila de Araújo Guedes, July Érika Nascimento de Souza, Fabrício Mesquita Tuji, Ênio Maurício Nery.

Este artigo tem o intuito de realizar uma análise comparativa dos traçados manual e computadorizado utilizando um software específico, com a finalidade de definir os resultados inter e intra-avaliadores. 

domingo, 26 de dezembro de 2010

A escolha do teste estatístico – um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint



Artigo publicado na revista Dental Press Journal of Orthodontics, no ano de 2010 (v.15, no.1, p.101-106,Jan./Feb), pelos autores David Normando, Leo Tjäderhane, Cátia Cardoso Abdo Quintão.

Artigo cuja leitura é altamente recomendável para pesquisadores e acadêmicos pois este proporciona informações úteis e objetivas a respeito de vários métodos estatísticos empregando exemplos relacionados à Odontologia. Esse tutorial deve ser empregado, principalmente, para o usuário obter algumas respostas a questões comuns relacionadas ao teste mais apropriado para executar comparações entre grupos, examinar correlações e regressões ou analisar o erro do método. Também pode ser obtido auxílio para checar a distribuição dos dados (normal ou anormal) e a escolha do gráfico mais adequado para a apresentação dos resultados. Esse guia* pode ainda ser de bastante utilidade para revisores de periódicos examinarem, de forma rápida, a adequabilidade do método estatístico apresentado em um artigo submetido à publicação.

sábado, 25 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!



Feliz natal a todos Cirurgiões-Dentistas, Acadêmicos e leitores desse blog! Que Deus lhes abençoe  e Jesus renasça diariamente no coração de todos.

Possíveis fatores etiológicos para desordens temporomandibulares de origem articular com implicações para diagnóstico e tratamento


Artigo publicado na revista Dental Press Journal of Orthodontics, no ano de 2010 (May-June;15(3):78-86), pelos autores Aline Vettore Maydana, Ricardo de Souza Tesch, Odilon Vitor Porto Denardin, Weber José da Silva Ursi, Samuel Franklin Dworkin.

Os fatores envolvidos na etiologia, diagnóstico e tratamento das desordens temporomandibulares (DTM) de origem articular foram revisados. Critérios específicos de inclusão e exclusão para o diagnóstico de DTM são essenciais, mas apresentam utilidade limitada. Atualmente, os Critérios Diagnósticos de Pesquisa para Desordem Temporomandibular (RDC/TMD) oferecem a melhor classificação baseada em evidências para os subgrupos mais comuns de DTM. 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Dimensões nasofaringeanas e faciais em diferentes padrões morfológicos


 
Artigo publicado na revista Dental Press Journal of Orthodontics, no ano de 2010 (May-June;15(3):52-61), pelos autores Murilo Fernando Neuppmann Feres, Carla Enoki, Wilma Terezinha Anselmo-Lima, Mirian Aiko Nakane Matsumoto.

Este estudo propõe-se a comparar as dimensões da nasofaringe e as características esqueléticas avaliadas por exame cefalométrico, em indivíduos com padrões morfológicos distintos. 

Avaliação do espaço aéreo faríngeo por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico


              
Artigo publicado na revista Dental Press Journal of Orthodontics, no ano de 2010, por Sabrina dos Reis Zinsly, Luiz César de Moraes, Paula de Moura, Weber Ursi.

A avaliação do espaço aéreo superior faz parte da rotina na elaboração do diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico. A radiografia cefalométrica em norma lateral tem sido usada rotineiramente na avaliação da permeabilidade do espaço aéreo, esbarrando na limitação de fornecer uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional. A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) tem entrado na realidade ortodôntica trazendo um arsenal de informações concernentes ao espaço aéreo superior. Por fornecer uma imagem tridimensional, possibilita determinar de maneira precisa a área de maior estreitamento da faringe, que ofereceria maior resistência à passagem aérea.
O propósito deste artigo é esclarecer o ortodontista quanto aos recursos disponíveis na TCFC para o diagnóstico de possíveis barreiras físicas que possam diminuir a permeabilidade das vias aéreas superiores.