Social media basics for orthodontists. Am J Orthod Dentofacial Orthop 2012;141:510-5.
A todo momento que abrimos uma página na internet, vemos uma revista, ou um comercial na TV, somos bombardeados de convites como “curta-nos no Facebook” ou “siga-nos no Twitter”. Muitos dentistas, entretanto, investem muito em campanhas em mídias sociais sem ter algum retorno. Este artigo descreve 5 das maiores ferramentas de mídias sociais em detalhes, explorando suas vantagens, fraquezas, oportunidades e riscos inerentes a cada.
O principal propósito de fazer campanhas em redes sociais é trazer novos pacientes aos nossos consultórios. Isso pode ocorrer de duas formas. Primeira, a mídia social pode atrair diretamente novos pacientes. Uma vez que a família percebe a necessidade de um ortodontistas, os conceitos de colaboração e marketing de entrada entram em jogo. Quando a família encontra nossoss serviços devido a referências ou sozinhos, eles desejam saber mais sobre nós e as experiências de outros em nosso consultório. Mesmo se um novo paciente recebe uma referência de um dentista ou um amigo, é comum para aquela pessoa ir na internet e procurar alguma informação sobre nós.
A segunda maneira é aumentando o entendimento e fidelizando os pacientes em tratamento. Interação regular, conversas e posts com informações, ajudam a manter nossos pacientes e sua família mais próximos e, assim, sermos lembrados em uma recomendação a um futuro tratamento para sua família e amigos. Sites de mídias sociais também dão espaço para nossos pacientes testemunhar e falar sobre o tratamento, o que ajudará a atrair novos pacientes.
Twitter é, segundo o autor, a quinta melhor mídia social para a nossa divulgação. Devemos ter o Twitter como um meio de mandar mensagens para nossos pacientes.
Tem a vantagem de ser rápido e fácil de usar, gratuito. Ser sucinto, por possuir um limite de 140 caracteres e fácil de usar no celular.
Uma de suas maiores fraquezas é que apenas 10% dos Americanos tem conta no Twitter e é estimado que apenas 3% que realmente o usam. Outra desvatagem é que não permite muito conteúdo (o que pode ser contornado de várias formas). Para usar o Twitter de forma bem-sucedida requer que seus pacientes sejam avisados do serviço. Isso pode ser promovido no registro do paciente, em correspondência ou com um link em seu website.
YouTube
É a quarta escolha de mídia social para a prática ortodôntica. Mais de 13 milhões de horas de vídeo foram armazenados em 2010 e 48 horas de vídeos são armazenados a cada minuto. Mais de 3 bilhões de vídeos são vistos a cada dia. O conteúdo de seu vídeo pode fornercer informação que pode levar pacientes à você.
A grande força do YouTube também é sua maior fraqueza. Com tal acervo de vídeos, ser encontrado por possíveis pacientes em nossa comunidade é díficil. Com o website SEO, escolher as melhores palavras-chaves e descrições apropriadas é importante para ajudar as pessoas certas a encontrarem nosso material.
O youtube pode ser importante de duas maneiras em nossa campanha em mídia social. Primeiramente, podemos fornecer material como vídeos institucionais, vídeos de nossa prática diária, que pode atrair novos pacientes. Segundo, pode servir como um servidor para armazenar nossos vídeos para posts em blogs, twitter, facebook, e-mails, entre outros.
Leis de privacidade do pacientes são facilmente violadas com postagem de vídeos inocentes, mas sem o devido consentimento. Devemos sempre de ter o consentimento do paciente, e verificar se esse consentimento é legal.
Blog
Blog é a terceira escolha de mídia social. O blog é um jornal cronólógico ou conjunto de conteúdo que é de interesse a seus pacientes e possíveis pacientes.
Ao contrário de outras mídias sociais, o blog requer um conhecimento maior para sua configuração. Configurando incorretamente, somente beneficiará o servidor que armazena o blog. E um blog bem-sucedido requer tempo e empenho.
É a segunda escolha de mídia sociais. Facebook é uma comunidade online de família, amigos, colegas, companheiros de igreja, de faculdade, e de todo tipo de relação que puder imaginar. Facebook é onde está nosso público alvo. É de longe a maior rede social do mundo. Em Agosto de 2011, estivama-se ter mais de 750 milhões de usuários. Páginas de empresas são fáceis de configurar e manusear, e podem ser linkadas ao seu website.
Aspectos negativos são que os usários não querem ser interrompidos com solicitações enquanto estão socializando. Posts devem fornecer conteúdos interessantes e formadores de relações (marketing incluso).
A presença no Facebook permite a interação e tornar amigável com seus pacientes. É a chance de eles se manterem informados ao que acontece no consultório entre suas visitas. É sua chance de agradecer aos pacientes quando eles estiverem cooperando e assim fidelizar mais seus pacientes.
Google Places
É a mídia social número 1 na escolha do autor. Google Places é um diretório de perfis automaticamente criados pelo Google para cada empresa com endereço físico ou número de telefone. A lista de endereços aparece quando um usuário faz uma pesquisa que inclui endereço físico, região ou número de telefone.
Ao contrário do Facebook, Twitter, entre outros, os pacientes não precisam ser seus amigos ou ter uma conta para ver sua lista de lugares. Ela aparecerá toda vez que alguém procurar por seu consultório. Pode haver fotos, vídeos, sua logo, mapas, direções para seu consultório, descrição de seus serviços.e feedback de seus pacientes.
Conclusão
Mídias sociais estão afetando nossas práticas, mesmo que não quisermos participar. Os pacientes estão falando de nós, sempre estiveram. Agora eles possuem uma maneira mais eficiente de fazer isso, via Internet. Incorporar a mídia social em nosso marketing irá permitir a participarmos da discussão e eventualmente, incorporar pacientes novos à nossa prática diária.
Link para o artigo:
http://www.ajodo.org/article/S0889-5406%2812%2900051-0/abstract