Longitudinal Investigation of Soft Palate and Nasopharyngeal Airway Relations in Different Rotation Type. Artigo publicado na revista Angle Orthodontics por N. Okan Ackam, T. Ufuk Toygar e Takeshi Wada, no ano de 2002 (Vol. 72, No6, 521-526).
Akcam et al.(2002), investigaram as dimensões do palato mole e a sua relação com o espaço aéreo nasofaríngeo durante o crescimento em 24 indivíduos com diferentes padrões de crescimento craniofaciais, determinados pela variação do padrão de crescimento rotacional mandibular.
O estudo foi feito usando cefalogramas radiográficos obtidos em um período de três anos. Os indivíduos foram agrupados de acordo o ângulo do plano mandibular (Go-Me/N-S) e pelo ângulo entre o plano palatino e o plano mandibular (ANS-PNS/GO-Me). Esses indivíduos foram classificados como Grupo I com um crescimento normal, Grupo II com uma rotação posterior da mandíbula durante o crescimento, e Grupo III com uma rotação anterior da mandíbula durante o crescimento.
Um crescimento linear do comprimento do palato mole foi observado em todos os Grupos. A rotação posterior da mandíbula observada no Grupo II mostrou uma maior aumento. A rotação normal do Grupo I foi significantemente maior.
A espessura do palato mole mensurada mostrou um aumento significante somente no Grupo II.
A distância entre o ponto de interseção entre o plano palatino e a parede posterior da faringe (PNS-PPW1) foi mensurada e mostrou um aumento linear em todos os Grupos, demonstrando um aumento da dimensão nasofaríngea, com o crescimento.
O espaço aéreo inferior (SPY-PPW2) diminuiu no Grupo II e houve um pequeno aumento nos Grupos I e III.
A relaçao entre o palato mole e o espaço faríngeo superior não apresentou uma mudança significativa em nenhum dos grupos. A relação entre o palato mole e o espaço faríngeo inferior demonstrou pequeno aumento somente no Grupo II.
Foi sugerido aos clínicos considerar a estabilidade da relação entre o palato mole e o espaço faríngeo para prevenir desordens da fala, e o planejamento de tratamento que pode perturbar o balanço entre o palato mole e o espaço faríngeo deve ser evitado.
Artigo na íntegra via Angle Orthodontics:
Nenhum comentário:
Postar um comentário