quarta-feira, 20 de junho de 2012

MTA e Cimento Portland promovem biomineralização In Vivo


Dreger LAS, Felippe WT, Reyes-Carmona JF, Felippe GS, Bortoluzzi EA, Felippe MCS. Journal of Endodontics 201; 38 (3): 324-29



O agregado trióxido mineral (MTA) e o cimento Portland tem sido apresentados como materiais bioativos devido sua capacidade de produzir apatita carbonada. Esse estudo analisa a interação do MTA e do cimento Portland com a dentina in vivo. 

Materiais e Métodos: As coroas e o terço apical de 72 dentes humanos com uma única raiz foram removidos, para se obter "tubos" de dentina de 5 mm de espessura. Os tubos foram lavados com água destilada e autoclavados. Foram irrigados com 17% de EDTA seguido de hipoclorito a 1%, secados e divididos aleatoriamente em 4 diferentes grupos. As cavidades do tubos foram preenchidos com diferentes cimentos: MTA Branco (Angelus Soluções Odontológicas, Londrina, PR, Brasil), MTA Bio (Angelus), cimento Portland branco (Mar Paulista, São Paulo, SP, Brasil) + 20% de óxido de bismuto (Seelze, Hannover, Alemanha) (PC1), e PC1 + 10% de cloreto de cálcio (Labsynth, Diadema, SP, Brasil) (PC2). Após o preenchimentos dos tubos, estes foram implantados subcutaneamente em 4 locais da área dorsal de 18 ratos. Tubos de dentina vazios também foram implantados em ratos para serem usados como grupo controle. Depois de 30, 60 e 90 dias, os animais foram mortos, e os tubos foram removidos para análise em microscópio eletrônico. 

Resultados: No período de 30 e 60 dias, a deposição de mineral na camada interfacial e no interior dos túbulos dentinários foi detectada mais em tubos preenchidos com MTA Branco e MTA Bio do que em tubos preenchidos com PC1 e PC2. Após 90 dias, a mineralização na camada interfacial e nos túbulos dentinários foi detectada em todo os tubos, com exceção de um dos tubos preenchido com PC2.

Conclusão: A conclusão é que todos os cimentos testados são bioativos. Os cimentos liberam muitos de seus componentes capazes de estimular a deposição mineral na interface cemento- dentina e no interior dos túbulos dentinários. MTA Branco e MTA Bio são mais efetivos ao promover a biomineralização do que o cimento Portland, principalmente no período de 30 e 60 dias. 


Artigo na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário