segunda-feira, 20 de junho de 2011

Diferenças entre a morfologia da Via Aérea Superior de acordo com a Obesidade: Estudo com Cefalometria e Tomografia Computadorizada.

Differences of Upper Airway Morphology According to Obesity: Study with Cephalometry and Dynamic MD-CT



Artigo publicado pelos autores Tae Hoon Kim, Bum Soo Chun, Ho Won Lee e Jung Soo Kim, na revista Clinical and Experimental Otorhinolaryngology, no ano de 2010 (Vol. 3, No. 3: 147-152).

Os autores procuraram identificar a correlação entre o Grupo Obeso e Não-Obeso mensurando a severidade da apnéia e as características anatômicas, utilizando polissonografia, cefalometria e Tomografia Computadorizada.
A amostra foi composta por 93 indivíduos com Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (OSAS). Todos se submeteram ao exame polissonográfico e cefalométrico e 68 realizaram a Tomografia Computadorizada. Baseado no Índice de Massa Corporal (BMI) foram classificados em 2 Grupos: Não-Obesos (BMI < 25, n=34) e Obesos (BMI ≥ 25, n=59).
A média da pressão arterial (BP), circunferência do pescoço (NC), e índice de apnéia e hipoapnéia (AHI) apresentou-se maior no Grupo Obeso em comparação ao Grupo Não-Obeso.
Através da cefalometria observou-se que em comparação ao Grupo Não-Obeso, o Grupo Obeso apresentou valores maiores para a distância da ponta do palato mole até a parede posterior da faringe paralelamente ao plano horizontal de Frankfurt (PAS), comprimento do palato mole (SPL), espessura do palato mole (SPT), distância do plano mandibular até o osso hióde (MP-H), menor dimensão anteroposterior no espaço retropalatal (RP), e espaço retroglossal (RG), comprimento da mandíbula - côndilo até gnático (Mn TL), e côndilo ao gônio – altura do ramo mandibular (Mn Ht).


Artigo na íntegra:

Um comentário:

  1. Olá Bruno.meu email é sacajac@yahoo.com.br Como vão os treinos? Vc vai participar da Volta das Nações?? Se puder responda no meu email..Abçs

    ResponderExcluir